03/08/2018

VI Jornada de dislipidemia e prevenção da aterosclerose – 17/8/2018 – 8 h às 12 h.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo organizam a VI Jornada de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose dia 17 de agosto, de 8h às 12h. A coordenação é dos professores Renato Jorge Alves, Roberto A. Franken e Ronaldo F. Rosa. Informações e inscrições gratuitas: http://santacasasp.org.br/dislipidemia/. O evento será realizado nos anfiteatros Paulo Ayrosa e Emilio Athie.

A doença aterosclerótica das coronárias permanece a principal causa de morte no mundo. Seu conhecimento é fundamental no sucesso terapêutico para a redução de doenças cardiovasculares.
Este evento tem a finalidade de promover atualização e aprendizado, para alunos e médicos, professores da Faculdade e assistentes da Santa Casa de São Paulo.

Foi realizado cinco vezes, com média de público em torno de 100 pessoas por evento e tem o apoio do Departamento de Aterosclerose (DA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

São convidados para fazer as palestras, os melhores profissionais dessa área, que representam Instituições reconhecidas na área, tais como: InCor, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, UNIFESP e PUCC.

As inscrições são gratuitas, pois o objetivo é estimular a presença e elevar o conhecimento de médicos e demais profissionais da saúde, no diagnóstico e no tratamento da doença aterosclerótica.

A Jornada está sendo feita a cada 2 anos, intercalando com o congresso brasileiro de aterosclerose do DA/SBC.

Os professores palestrantes, no qual me incluo, trazem as principais novidades do campo da aterosclerose, incluindo as pesquisas em: genética, exames laboratoriais, tratamentos atuais e os fármacos que estão sendo desenvolvidos.
Esperamos que este ano não seja diferente e que possamos realizar mais uma Jornada de excelência.

Sobre a Dislipidemia

A Dislipidemia é um distúrbio nos níveis de lipídiose/ou lipoproteínas no sangue. Os lipídios (moléculas gordurosas) são transportados numa cápsula de proteína, e a densidade dos lipídios e o tipo de proteína determinam o destino da partícula e sua influência no metabolismo.

As anormalidades nos lipídios e lipoproteínas são extremamente comuns na população geral, e são consideradas um fator de risco altamente modificável para doenças cardiovasculares, devido à influência do colesterol, uma das substâncias lipídicas clinicamente mais relevantes, na aterosclerose. Algumas formas de dislipidemia podem também predispor à pancreatite aguda, podendo até mesmo ser um fator agravante nos casos de embolia pulmonar.

Para acesso à programação:

Programação Dislipidemia

Mais informações
Prof Dr Renato Jorge Alves
Cardiologista da ISCMSP
Professor Assistente da FCMSCSP
Coordenador do Ambulatório de CardioLípides da Santa Casa – SP
Contato: renatoalves178@gmail.com