Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Graduação

Tecnologia em Sistemas Biomédicos

Excelência na formação

Inaugurado em 2015 em uma Faculdade com Nota Máxima no MEC, o curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP é pioneiro na cidade de São Paulo e tem como objetivo preparar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho em 3 anos.

Processo Seletivo – Vagas Remanescentes 2024/1

As inscrições podem ser feitas exclusivamente nesta página até 09/02/2024.

Processo Seletivo – Transferência 2024

O período de inscrições para a Transferência 2024 é de 19/12/2023 a 28/01/2024. Mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página.

  • 3 anos
  • Período noturno - Aulas das 19h às 22h40
  • Presencial

Bolsas de Estudo

Bolsas Integrais (100%)

Reservadas àqueles com renda familiar per capita bruta de até 1 salário mínimo e meio. Saiba mais.

Bolsas parciais (50%)

Reservadas àqueles com renda familiar per capita bruta de até 3 salários mínimos. Saiba mais.

Excelência No Ensino

A graduação tecnológica em Sistemas Biomédicos é um curso superior que oferece conhecimento multidisciplinar em:

  • Saúde humana
  • Tecnologia de equipamentos médicos, informática médica e instalações hospitalares
  • Gerenciamento de equipes e administração do conjunto de aparelhos usados em hospitais e clínicas

Tais conhecimentos, teóricos e práticos, permitem o desenvolvimento das competências necessárias à realização das atividades da profissão, que envolvem a instalação, uso, manutenção e gestão de equipamentos médicos.

Uma das características mais relevantes do curso oferecido pela FCMSCSP está no contato diário de equipamentos radiológicos, laboratoriais e hospitalares durante as aulas práticas.

Após apenas 3 anos, o aluno da graduação tecnológica em sistemas biomédicos pode  ingressar no mercado de trabalho com seu diploma de curso superior.

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática.

O corpo docente do curso de Sistemas Biomédicos é composto, por grande maioria, por profissionais que também atuam diretamente em Radiologia ou Engenharia Hospitalar, o que garante uma troca de conhecimento e experiência de especialistas qualificados em suas áreas de atuação. Além disso, cerca de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado.

A qualidade de ensino da FCMSCSP é reconhecida pelos empregadores. Os egressos de Tecnologia em Sistemas Biomédicos vão se deparar com um mercado com alta empregabilidade, resultado do avanço da tecnologia na área da saúde, do aumento do uso de equipamentos eletrônicos e da necessidade de manutenção e gerenciamento desses aparelhos. 

Incentivo à prática hospitalar

Com três anos de duração, o curso fornece 240h de estágio prático na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outros hospitais parceiros, ocorrendo a partir do quinto semestre da formação.

O aprendizado prático na Santa Casa fornece contato direto com os mais diversos equipamentos médico-hospitalares em situações reais de atendimento aos pacientes, preparando o aluno para os serviços de engenharia clínica, planejamento, gerenciamento de tecnologia e outros secundários assistenciais. Algumas aulas práticas também ocorrem nas empresas de engenharia clínica parceiras e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, o curso de Sistemas Biomédicos também realiza aulas práticas de desenho no laboratório de informática e aulas práticas de eletrônica analógica e digital e introdução em programação para arduino, assim os alunos têm a oportunidade de projetar e criar protótipos no laboratório de impressão 3D.

Os futuros tecnólogos em Sistemas Biomédicos também visitam laboratórios do Centro Paula Souza para prática em equipamentos pneumáticos e mecânica de precisão. O curso também promove visitas no Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelecido dentro da USP para conhecer o reator nuclear e o setor de radiofarmácia.

Alunos e egressos também são estimulados a participarem de eventos extracurriculares, como o Simpósio de Tecnologia em Saúde.

Onde o Tecnólogo em Sistemas Biomédicos pode atuar?

Acolhimento

O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:

Anualmente, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em colaboração com o Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e as ligas estudantis, organiza o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA).

O PIPA foi criado para bem receber os alunos na Faculdade, permitindo que se integrem mais rapidamente aos seus cursos, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Confira o vídeo do PIPA

A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.

Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.

O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo

O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por  intermédio da avaliação clínico/laboratorial no  ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.

Processo seletivo 2024 - 1º semestre | Vagas Remanescentes

Haverá duas alternativas para realização do Processo Seletivo, sendo elas: seleção via ENEM e seleção via PROVA.

Telefone

(11) 3367-7807

secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br

Tecnologia em Sistemas Biomédicos

Período noturno

Tempo de curso

3 anos

Começo do ano letivo

1º semestre de 2024

Taxa para a inscrição do vestibular:

R$ 20,00
Para saber mais sobre o Vestibular 2024 – Vagas Remanescentes, clique aqui

Prazo de inscrição:

até 15/01/2024

Mensalidade 2024

6 parcelas de R$ 629,00 por semestre

Para o caso de um menor número de parcelas, o valor da mensalidade será corrigido para atingir o valor da semestralidade.

Para conferir o edital da mensalidade, clique aqui.

Bolsas de Estudo

Oferecemos bolsas na modalidade cota social clique aqui.

Diretoria do Curso

Prof. Me. Rafael Eidi Goto

Diretor dos cursos Tecnológicos

Acessar o Lattes

Prof. Me. Felipe Favaro Capeleti

Vice-diretor dos cursos Tecnológicos

Acessar o Lattes

Depoimentos

Veja também

Para  curso de graduação, oferecemos bolsas na modalidade cota social. Mais informações na página de bolsas e no Edital do Vestibular vigente.

Infelizmente, a faculdade não aceita Fies, mas temos algumas parcerias de financiamento que estão detalhadas na página de financiamentos.

A FCMSCSP não aceita o ProUni.

O responsável por organizar as visitas presenciais ao campus da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é o Departamento Científico Manoel Abreu (DCMA).

Para saber mais e agendar sua visita, acesse esta página

Para emissão da segunda via do boleto, acesse o Portal da Vunesp (www.vunesp.com.br) com seu login e senha

As dúvidas sobre a situação do pagamento da inscrição para o vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a VUNESP, por meio da central do candidato no site www.vunesp.com.br.  Notem que caso o pagamento seja por boleto, a compensação pode demorar até 3 dias úteis.

As dúvidas sobre a prova do vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a Vunesp por meio da Central de teleatendimento (Disque Vunesp), do telefone (11) 3874-6300, do  E-mail (vunesp@vunesp.com.br) ou pelo chat on-line diretamente no site  www.vunesp.com.br

Ingresso
O ingresso é por meio do Vestibular. Para o ano letivo de  2023, o processo seletivo esteve com inscrições abertas entre agosto e setembro de 2022, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Para os cursos anuais, as inscrições para o próximo Vestibular poderão abrir neste mesmo período. Já o processo seletivo para os cursos semestrais ocorre no início e no meio do ano, assim, é possível que as inscrições abrem entre abril e junho.

Enem
A FCMSCSP não realiza ingresso via ENEM, exceto nos casos em que a possibilidade estiver prevista no Edital de Inscrições.

Portador de Diploma
A FCMSCSP não realiza ingresso através da modalidade Portador de Diploma.

Transferência
O processo de transferência é realizado através de edital que é disponibilizado para consulta, em dezembro, no site da Faculdade com todas as informações referentes ao processo (regras, restrições, número de vagas/séries, período de inscrições, etc).Estão aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Transferência, alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela Faculdade.