12/12/2018

Pesquisador de Londres profere palestra na FCM/Santa Casa de SP Professor da University College London, Sandip Patel abordou recente descoberta em células de pacientes com Parkinson

Prof. Dr. Sandip Patel: “Evidências crescentes sugerem que defeitos nos lisossomos podem contribuir para a progressão do Parkinson”. Clique na imagem para ver mais fotos

Um renomado pesquisador da University College London esteve, em 28 de novembro, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo para participar do Seminário Científico do Departamento de Ciências Fisiológicas. Com mais de 80 publicações em revistas internacionais da área médica, o Prof. Dr. Sandip Patel estuda, há 15 anos, a regulação dos níveis do íon cálcio dentro das células (Ca2+), assim como sua relação com aspectos do comportamento celular e o surgimento de doenças.  Trata-se de uma linha de pesquisa que envolve estudos biomoleculares, com investigação das estruturas das células (organelas), das proteínas que funcionam como receptores nestas organelas e de suas interações.

Durante a apresentação na FCM/Santa Casa de SP, o professor dissertou sobre sua recente descoberta, proveniente da análise de células de pacientes com Mal de Parkinson (distúrbio neurodegenerativo que afeta o cérebro e provoca tremores característicos).  Patel verificou uma redução na sinalização intracelular de cálcio, nunca antes observada.  “Evidências crescentes sugerem que defeitos nos lisossomos, organelas celulares responsáveis pela manipulação do cálcio, podem contribuir para a progressão da doença“, apontou Patel, que dará continuidade aos estudos.

O Ca2+ participa de diversos processos biológicos, controlando, por exemplo, a proliferação de uma célula, sua diferenciação em uma célula mais especializada ou a programação da morte celular. “O cálcio funciona como um mensageiro entre as estruturas celulares. A alteração de sua quantidade impacta em toda a comunicação intracelular”, esclarece a Profa. Dra. Roberta Stilhano, docente da Disciplina de Farmacologia do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCM/Santa Casa de SP.

Sandip Patel realizou a palestra a convite da professora Roberta, que o conheceu em uma visita do pesquisador ao Brasil. Os dois professores são autores de um artigo que detalha a ação de um novo mensageiro celular denominado Ácido Nicotínico Adenina Dinucleotídeo Fosfato em células do cérebro. “A participação do professor neste seminário pode abrir portas para uma futura colaboração entre a FCM/Santa Casa de SP e a University College London”, afirma Roberta.

Saiba mais:

Distúrbios do cálcio na doença de Parkinson

Ácido Nicotínico Adenina Dinucleotídeo Fosfato (NAADP) regula a autofagia em astrócitos cultivados