Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Psicopatologia e Saúde Pública EAD

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD

A Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública oferece instrumentos importantes para atuar em variadas áreas ligadas ao tratamento, ensino e pesquisa referentes ao sofrimento psíquico e às doenças mentais. O Curso apresenta ao aluno experiências inéditas de diálogo multidisciplinar entre abordagens psicopatológicas diversas como a Psicanálise, a Psiquiatria e a Psicofarmacologia.

Além disso, também oferece instrumentos teóricos e práticos para o trabalho e para a elaboração crítica de Políticas Públicas na área da Saúde Mental.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.


Condições Especiais

Desconto de 25% para funcionários da rede pública (mediante apresentação de vínculo empregatício)

Desconto de 15% para associados ao Sindicato dos Psicólogos de São Paulo


Psicopatologia e Saúde Pública

Para mais informações, acesse o conteúdo programático do Curso.

  • EAD
  • 16 meses
  • 490 horas

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, advogados, gestores do SUS, trabalhadores da rede pública e outros profissionais da saúde, da justiça e da educação ligados à saúde mental.

Pré-requisitos:

O candidato deve estar diplomado no Ensino Superior (em cursos reconhecidos pelo MEC) e evidenciar interesse e condições de adentrar o campo da Psicopatologia.

modalidadeAtividades extracurriculares

Os alunos poderão participar em um colóquio com expoentes da área no qual serão discutidos temas atuais da Saúde Mental que ocorrerá durante o período letivo do Curso em uma 6ª. feira (período da noite) e um sábado (manhã e tarde) a serem definidos.

Aulas teóricas:

Aulas ao vivo na modalidade à distância, às segundas e quintas-feiras, das 19h às 22h30.

O acesso às aulas será por meio da plataforma Zoom. O aluno receberá o link no dia anterior à aula.


Aulas Práticas

Acontecerão na disciplina ‘Experiências e Reflexões em Serviços de Saúde Mental’.

O aluno pode escolher o modo que preferir, sendo as opções:

  • Atividades presenciais em unidades de Saúde Mental Pública na cidade de São Paulo em data e horários a serem definidos. Essa atividade ocorrerá em pequenos grupos de até 8 alunos, que irão com a equipe de professores aos diversos equipamentos por 7 semanas consecutivas durante uma tarde por semana. Na oitava semana será feita uma reunião dos alunos com a equipe de professores da disciplina para avaliação final da experiência.
  •  Atividades remotas que serão oferecidas de modo interativo, em grupos de até 8 alunos, ao longo de oito semanas para cada grupo, às quartas-feiras, das 19h às 22h, intercalando discussões clínicas realizadas a partir de relatos trazidos pelos alunos com Oficinas do Medo e dos Sonhos – dispositivo psicoterapêutico grupal.

Objetivos do Curso

  • Oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área da Psicopatologia, proporcionando elementos para a análise interdisciplinar das Políticas de Saúde Mental e respectivas estratégias diagnósticas e terapêuticas;
  • Fundamentar e estabelecer um campo de diálogo entre a psicofarmacologia, a psiquiatria e a psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico a partir da história da psicopatologia e da sua contemporaneidade;
  • Contextualizar historicamente as diretrizes públicas, éticas e técnicas presentes na legislação e na sistemática dos serviços públicos voltados à saúde mental – SUS (Sistema Único de Saúde), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e LRP (Lei da Reforma Psiquiátrica);
  • Evidenciar, nos três eixos epistemológicos do curso, os aspectos teóricos e clínicos relevantes para o campo da saúde da família;
  • Oferecer aos profissionais da atenção básica à saúde instrumentos para o reconhecimento precoce e para o encaminhamento terapêutico de problemas psicopatológicos na criança e no jovem;
  • Proporcionar a discussão sobre o lugar do trabalho no mundo contemporâneo como agente de saúde mental e como agente de sofrimento psíquico;
  • Proporcionar experiências clínico-institucionais em serviços multiprofissionais de saúde mental e sua elaboração crítica, por meio de encontros supervisionados com usuários e com agentes institucionais, além de reuniões clínicas.

Diferenciais

  • O Curso de Pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP é o único da área que oferece aos alunos uma experiência inédita de diálogo multidisciplinar entre abordagens psicopatológicas diversas, como a Psicanálise, a Psiquiatria e a Psicofarmacologia. Isto ocorre, por entender que é impossível o tratamento da patologia mental sem a utilização das ferramentas de diversos tipos de saber dentro da área.
  • O curso também oferece instrumentos teórico-clínicos para o trabalho nos equipamentos da Saúde Mental Pública na qual os desafios psicossociais são imensos.
  • A especialização também apresenta um panorama histórico sobre as diversas formas de abordagem e tratamento do sofrimento psíquico, que proporciona ferramentas essenciais para contextualizar o lugar da patologia mental em nossa sociedade, assim como oferece embasamento teórico para lidar com o adoecimento mental em função do trabalho nos tempos atuais.
  • O Corpo Docente é composto com professores capacitados e reconhecidos nas áreas da Psicanálise, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Saúde Mental Pública, todos com titulação de doutores ou especialistas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais com especialização em Psicopatologia e Saúde Pública está crescendo de forma significativa para todos os profissionais da saúde: médicos, psicólogos, psicanalistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais ou fonoaudiólogos.

Isto ocorre em função da demanda crescente de trabalho, em especial após a pandemia do Covid-19, tanto na Saúde Mental Pública quanto em instituições privadas, responsáveis pelo tratamento de pacientes em estado de adoecimento mental.

O aumento do sofrimento psíquico da população em geral em função dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados nos últimos anos e das condições de trabalho ou da falta do mesmo, que trazem consigo casos de burnout e estresse, assim como a maior incidência de casos de doença mental grave, depressão e uso abusivo de álcool e drogas explicam o aumento da demanda por profissionais qualificados para o atendimento de todos os tipos de patologia mental.

Outro fator que contribui para o aumento da demanda e consequentemente das oportunidades de trabalho é a obrigatoriedade recém exigida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aos planos de saúde, que está em vigência desde o dia 01 de agosto de 2022. A resolução feita pela ANS determina que convênios médicos não podem mais limitar o número de sessões de psicoterapia, podendo, deste modo, o paciente realizar o número de sessões que forem necessárias.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Turma 2024 - 1º semestre

Início das aulas: 14/03/2024

Telefone

(11) 99485-4489 (whatsapp)

psicopatologia@uol.com.br

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Psicopatologia e Saúde Pública EAD

Pós-graduação Lato Sensu - EAD

Tempo para conclusão do curso

16 meses

Taxa de inscrição:

R$ 350,00

Investimento

16 mensalidades de R$ 890,00

Condições Especiais

Desconto de 25% para funcionários da rede pública (mediante apresentação de vínculo empregatício)

Desconto de 15% para associados ao Sindicato dos Psicólogos de São Paulo

Acesse a página de Inscrições e Matrícula para demais informações.

Coordenação

Profª Dra. Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni

Coordenadora da Pós-graduação Psicopatologia e Saúde Pública

Acessar o Lattes

Veja também

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br