28/2/2019

Professora da FCMSCSP participa do desenvolvimento de materiais sobre Língua Brasileira de Sinais e sobre Língua Portuguesa para Surdos Objetivo é enfatizar educação bilíngue para os estudantes surdos

Professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Sylvia Lia participou, a convite da Secretaria Municipal da Educação, do  desenvolvimento do ‘Currículo da Cidade – Língua Brasileira de Sinais’ e do ‘Currículo da Cidade – Língua Portuguesa para Surdos’.

Os materiais podem ser acessados aqui.

O Currículo da Cidade de Língua Brasileira de Sinais (Libras) busca aperfeiçoar as premissas de uma educação bilíngue para os estudantes surdos e, por isso, apresenta inter-relações com o Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos, a fim de que os estudantes surdos construam conhecimentos sobre a sua primeira língua, Libras, e a sua segunda língua, a Língua Portuguesa na modalidade escrita.

Sobre a professora Sylvia Lia Gespan Neves
Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1996), graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas Rio Branco (2005), especialização em educação da pessoa com deficiência da audiocomunicaçao pelo centro universitário UNIFMU (2007), graduação em Letras-Libras pela UFSC – polo USP (2010) e mestrado em educação pela UNIMEP (2011). Tem experiência na área de educação, com ênfase no ensino-aprendizagem e com o ensino de LIBRAS para ouvintes. Também tem experiência na formação de professores e instrutores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa lingua (FENEIS/SP). Atualmente é professora instrutora na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ministrando a disciplina de Libras no curso de graduação de Fonoaudiologia e disciplina optativa para os cursos de Medicina e Enfermagem.