20/02/2019

FCM/Santa Casa de São Paulo acolhe os calouros do Curso de Medicina de 2019 Novos alunos e suas famílias foram recebidos por professores e veteranos em evento de orientação e integração

Veteranos do Departamento Científico Manoel de Abreu apresentam-se aos calouros. Clique na imagem para ver mais fotos

Nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), juntamente com os estudantes que fazem parte do Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA), receberam os novos alunos, que farão parte da 57ª turma a cursar Medicina.

O Prof. Dr. Carlos Alberto Malheiros, diretor do curso de Medicina,  abriu o evento, o qual forneceu aos calouros e aos seus familiares um panorama geral da instituição e das variadas opções de associações e atividades extracurriculares. Malheiros ressaltou que o trote é proibido na Faculdade e destacou a importância de os novos alunos priorizarem os estudos.

O Prof. Dr. Décio Cassiani Altimari, docente do curso de Medicina e coordenador de cultura da FCMSCSP, revelou aos novatos a história das Santas Casas de Misericórdia, desde o seu surgimento na Europa até a implantação da irmandade em São Paulo.  Altimari explicou que a Santa Casa da capital paulista foi o berço de três importantes faculdades de Medicina, entre elas a FCMSCSP.

Em seguida, os veteranos da Faculdade apresentaram programas de extensão, núcleos, agremiações, entidades e outras atividades promovidas pelos docentes e estudantes da graduação. Os novos alunos conheceram o Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA), o Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), a Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA), o Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH), o Coral Canta Santa, o Projeto Saúde em Libras para o Surdo (SALIS), a bateria universitária BatuSanta, a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), a Associação dos Estudantes de Medicina de SP (AEMED-SP) e o comitê IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students’ Associations).  Os calouros também foram apresentados aos programas: Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), Santa Maluquice, MeditaSanta, OraSanta e Santa Trilha.

Durante toda esta semana, os calouros participam de atividades organizadas pelos veteranos  para detalhamento das orientações e confraternização.  Na próxima segunda-feira, dia 25, têm início as aulas.