8/10/2018

Pesquisa duplamente premiada Linha de pesquisa é tratamento quimioterápico em crianças e adolescentes com câncer

Fernanda Machado Silva Rodrigues, docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), recebeu duas premiações, por um mesmo estudo apresentado em dois eventos diferentes.  A pesquisa está vinculada à sua tese de doutoramento e à linha de pesquisa “Avaliação e manejo de sintomas do tratamento quimioterápico em crianças e adolescentes com câncer”. Veja fotos aqui.

No XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), na cidade de Foz do Iguaçu, PR, houve  apresentação quatro trabalhos de sua autoria, além de outros dois, em parceria com pesquisadores de outras instituições, UERJ e USP.

Nesse evento, a docente recebeu o prêmio de melhor pesquisa na área de enfermagem com o estudo: “Sintomas e eventos adversos do tratamento antineoplásico: a perspectiva dos pais”, apresentado na modalidade oral, durante o evento.

O estudo obteve fomento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo a bolsista, a aluna Carolina Fonseca Alencar, do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. O trabalho contou com a coautoria da Profa. Dra. Marcele Pescuma Capeletti Padula, também docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um prêmio de grande destaque para a pesquisa na área de enfermagem em oncologia pediátrica.

Já no III Encontro de Hospitais Pediátricos: Gestão e Segurança na Assistência Pediátrica, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo – SP, realizado em 5 de outubro, promovido pelo Grupo de Estudos para Excelência em Enfermagem Pediátrica do Instituto da Criança – HCFMUSP, a aluna Carolina Fonseca Alencar, do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP apresentou o mesmo estudo, só que na modalidade pôster, sob a orientação da professora Fernanda, com coautoria da Prof.a Dr.a Marcele Pescuma Capeletti Padula. A pesquisa recebeu a premiação promovida pelo evento para os melhores pôsteres.