Ensaio fotográfico realça a recuperação da autoestima por mulheres com câncer de mama Exposição com fotos de pacientes da Santa Casa permanece no Hospital até 19 de outubro

Compartilhar :

Exposição foi inaugurada com um dia de beleza (maquiagem para pacientes e comunidade) e oficina de artesanato. Clique na imagem para ver todas as fotos

Quem passa pelos famosos arcos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo tem a oportunidade de ver uma exposição que transmite, com imagens e palavras, superação, positividade, autoestima e esperança.  Trata-se de um ensaio fotográfico realizado com 14 mulheres que são pacientes da Clínica de Mastologia do Hospital, onde lutam ou lutaram contra o câncer de mama.

Denominada Mulheres no Espelho, a intervenção artística pretende conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura.  A detecção da doença em suas fases iniciais acontece por meio de uma atitude simples e de responsabilidade da própria mulher: o autoexame das mamas. Além desta ação, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam a realização do exame de mamografia de rastreamento (quando não há sinais e sintomas) a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos.

A exibição de mulheres que enfrentaram ou enfrentam a doença, com os seus desafios físicos e psicológicos, foi idealizada pelo Instituto Viver Hoje, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que visa oferecer informações e conscientizar as pessoas da necessidade de assumirem uma atitude mais ativa em relação à sua saúde.

Esta é a terceira edição do ensaio fotográfico, que foi realizado no Jardim Anália Franco, na zona leste da capital paulista.  A iniciativa contou com a parceria do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e do voluntariado da Santa Casa; de profissionais das áreas de moda, maquiagem e fotografia; além de empresas de maquiagem.

Inaugurada no dia 8 de outubro, a exposição permanecerá na Santa Casa até o dia 19, como parte da variada programação preparada pelo Hospital para a Campanha Outubro Rosa. O ensaio também pode ser conferido na linha 4 – Amarela – do Metrô de São Paulo (até janeiro de 2019), no Shopping Boulevard Tatuapé (São Paulo) e na Universidade Cruzeiro do Sul – campus Anália Franco. As fotos também podem ser apreciadas no interior de São Paulo, nas cidades de Cajamar (Anhanguera Park Shopping), Itu (Plaza Shopping) e Salto, e no Maranhão, no município de Mirinzal.

Programação da Santa Casa para o Outubro Rosa 2018

Desde o início do mês, a Santa Casa oferece à comunidade atividades informativas, de conscientização e de recuperação da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. A programação foi organizada pela Profa. Dra. Marineide de Carvalho, coordenadora da Oncologia Clínica do Hospital e docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa, juntamente com a psicóloga Rita de Cássia Boni Zanolo, responsável pelo Centro Integrado de Humanização (CIH) do Hospital.

No dia 2 de outubro, o programa foi apresentado a professores, estudantes, funcionários e pacientes, em evento na capela Nossa Senhora da Misericórdia, que fica dentro do complexo hospitalar. Além de Marineide e Rita, falaram aos presentes o Prof. Dr. Francisco Rinaldi e o Prof. Dr. Vilmar Marques de Oliveira, ambos médicos da Clínica de Mastologia do hospital e docentes da FCM/Santa Casa.  Também participaram da cerimônia integrantes do Projeto Mais Vida, um dos grupos de voluntários que atuam em parceria com o CIH da Santa Casa. A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral Canta Santa, formado por estudantes, professores e funcionários do hospital e da faculdade.

Conheça e participe do programa da Santa Casa para a Campanha Outubro Rosa 2018, que inclui ações educativas, culturais e lúdicas, além de ciclo de palestras. Acesse: http://www.fcmsantacasasp.edu.br/acoes-do-outubro-rosa

Para saber mais:

Informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) sobre o Outubro Rosa

Ensaio Mulheres no Espelho 2018

Outubro Rosa no Metrô – Site Radar Feminino

Entrevista com a Profa. Dra. Marineide Carvalho, oncologista clínica da Santa Casa de São Paulo – Site do Instituto Viver Hoje

Projeto Mais Vida Voluntariado

 

 

95 visualizações

Compartilhar :