28/8/2018

Curso atrai cirurgiões de diferentes regiões do Brasil para a FCM da Santa Casa Médicos passaram por treinamento realístico em hernioplastia inguinal

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa foi responsável, nesta sexta-feira, 24, pela parte prática do segundo módulo do “Curso de Hernioplastia Inguinal por via Laparoscópica pela Técnica Extraperitoneal”, destinado a cirurgiões gerais e do aparelho digestivo.  Coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Altenfelder, chefe do Departamento de Cirurgia da FCM/ Santa Casa, e pela Prof.ª Dr.ª Mirna Duarte Barros, chefe do Departamento de Morfologia da faculdade, com o apoio da empresa de produtos de assistência médica B. Braun, o curso reúne renomados profissionais provenientes de diferentes regiões do país e é extensivo aos residentes do Departamento de Cirurgia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (IMSCSP).

O módulo consistiu em três etapas: aula teórica, treinamento realístico por simulação em cadáver e acompanhamento do procedimento em paciente no centro cirúrgico da IMSCSP. Um dos diferenciais do treinamento foi o uso de equipamento de anatomia videoassistida, que possibilita aos cursistas assistirem à simulação em telas de TV com a mesma visão proporcionada pela cirurgia laparoscópica. O outro diferencial foi a utilização de cadáver conservado com uma técnica que permite a elasticidade dos tecidos. “Desenvolvemos este modelo de ensino para possibilitar a reprodutibilidade do procedimento, estendendo o conhecimento a um maior número de profissionais, ao mesmo tempo em que preservamos os espécimes anatômicos da faculdade”, explica Carlos José Lazzarini Mendes, professor do Departamento de Morfologia da FCM e organizador do curso, juntamente com o Prof. Dr.  Sergio Roll e o Dr. Maurice Youssef Francis, ambos do Departamento de Cirurgia.

Outro módulo do curso acontecerá no final de novembro, com o tema Hérnia Ventral (incisional).