Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Graduação

Fonoaudiologia

Excelência na formação de fonoaudiólogos

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC. Inaugurado em 2002 com conceito Máximo, o curso de Fonoaudiologia conta com clínica de fonoaudiologia própria e desde o primeiro ano do curso, os alunos têm inserção nos diversos cenários de prática.

Processo Seletivo – Vagas Remanescentes 2024/1

As inscrições podem ser feitas exclusivamente nesta página  até 09/02/2024.

Processo Seletivo – Transferência 2024

O período de inscrições para a Transferência 2024 é de 19/12/2023 a 28/01/2024. Mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página.

  • 4 anos
  • Período matutino
  • Presencial

Excelência no Ensino

O curso de graduação em Fonoaudiologia tem como propósito formar profissionais para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana, além de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, fala e linguagem, atuando interdisciplinarmente durante o diagnóstico e tratamento de cada paciente. O curso de Fonoaudiologia forma o aluno para atuar em diversas áreas, visando a promoção das habilidades comunicativas em diversas fases da vida.

Os alunos contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso. O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

O curso visa desenvolver o espírito científico no aluno por meio de modalidades de prática didático-pedagógica que incluam: Monitorias (Anatomia e Histologia, Neuroanatomofisiologia, Citologia e Embriologia), estágios em creches, escolas e Unidades Básicas de Saúde, onde serão desenvolvidos projetos de pesquisa, tendo por finalidade a interação com a Comunidade, criando atividades típicas de Extensão.

  • Preparar o graduando para assumir sua identidade profissional, com competência, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional, além de:
  • Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos da vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • Identificar e compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem;
  • Ter acesso aos vários sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo da Fonoaudiologia, que compreende o estudo da linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e sistema sensório motor oral;
  • Avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios que envolvem os processos de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e sistema motor oral em todas as suas amplitudes e complexidades;
  • Desenvolver, participar e utilizar pesquisas ou outras produções de conhecimento, que objetivem a melhoria da prática profissional;
  • Participar dos movimentos de qualificação das práticas de saúde;
  • Ter os códigos políticos e normativos da profissão como baliza da sua prática.

 FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, destacando-se, em especial, pela modalidade presencial e por possuir carga horária superior à exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Uma das características mais relevantes do curso está na formação generalista dos profissionais, reforçando o caráter humanista do fonoaudiólogo. Com este currículo, o cuidado com o paciente torna-se o foco da formação do aluno, colocando como prioridade a Saúde em Comunicação, para, então, compreender o distúrbio.

A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. O curso dedica boa parte da grade curricular para os estágios práticos e os projetos de extensão, que iniciam desde o primeiro ano do curso.

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Os alunos contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral, onde são inseridos nos diversos cenários de prática desde o primeiro ano do curso. O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

O corpo docente do curso de Fonoaudiologia é integrado e qualificado, sendo que mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

Os alunos têm ao seu dispor, desde o primeiro ano da Graduação, a possibilidade de participar efetivamente de pesquisas clínicas e/ou experimentais, integrando os diversos Grupos de Pesquisa. Confira a página da Comissão Científica para saber mais

Os egressos de Fonoaudiologia vão se deparar com um mercado de trabalho diversificado e com alta demanda, resultado de uma sólida base teórica e um aprendizado voltado para o atendimento, com um campo de prática muito diverso. Assim, o aluno pode aperfeiçoar e se tornar um excelente profissional na área de atuação que quiser seguir. Além disso, os egressos do curso são reconhecidos pela sociedade como referências na área da saúde, muitas vezes procurados antes da formação.

Mercado de Trabalho

O profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar em variadas áreas:

  • Ambiente hospitalar, escola, creche, Unidade Básica de Saúde (UBS), clínicas, empresas;
  • Habilitação, reabilitação e aprimoramento da comunicação em todas as fases da vida: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Atuação em casos de Síndrome de Down, surdez, autismo, paralisia cerebral, gagueira, fissura palatina e avaliação do equilíbrio;
  • Voz profissional em cantores e atores;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de origem neurológica;
  • Avaliação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

Incentivo às experiências práticas

Com quatro anos de duração, o curso dedica boa parte da grade curricular para os estágios práticos e os projetos de extensão, que iniciam desde o primeiro ano da graduação.

O curso visa desenvolver o espírito científico no aluno por meio de modalidades de prática didático-pedagógica que incluem:

Seu grande diferencial são as matérias obrigatórias de Libras na grade curricular do curso, além de ter à disposição o Centro de Simulação e Treinamento para melhor preparar os alunos para a prática.

Monitorias nas matérias de Anatomia e Histologia, Neuroanatomofisiologia, Citologia e Embriologia

- Creche Claret;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Armando de Arruda Pereira”;
- Centro de Saúde Escola Barra Funda — “Dr. Alexandre Vranjac”;
- Em Unidades Básicas de Saúde, tais como UBS Boracea, UBS Santa Cecília “Dr. Humberto Pascale”, UBS Nossa Senhora do Brasil “Armando D’Arienzo”, UBS Sé, UBS República;
- Hospital São Luiz Gonzaga;
- Hospital Dom Pedro II;
- Centro Especializado em Reabilitação (CER);
- No Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, nos seguintes departamentos: Departamento de Clínica Médica (Setores: Neurologia, Gerontologia), Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Departamento de Pediatria e Departamento de Otorrinolaringologia.

Os alunos têm à disposição o Centro de Simulação e Treinamento para melhor preparar os alunos para a prática.

Eles também têm acesso ao Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, localizado no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, equipamento voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

O Programa subsidia dois meses de intercâmbio. Os alunos selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro e de desenvolver seus conhecimentos no ensino, pesquisa e assistência.

- Acompanhamento e desenvolvimento da audição;
- Alterações de motricidade orofacial;
- Ambulatório de artes vocais;
- Distúrbios de aprendizagem (dislexia), de audição, de linguagem, de origem neurogênica, de voz, do equilibrio, de degluticação (disfagia infantil), fonológicos e psiquiátricos na infância;
- Gagueira
- Seleção e adaptação de próteses auditivas
- Síndrome de down

Projetos de Extensão e Vida Acadêmica

As atividades de extensão da FCMSCSP tem por objetivo ampliar a formação acadêmica, propiciando experiências práticas que desenvolvam a consciência social, política, cultural e ambiental dos estudantes.

Acolhimento

O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:

Anualmente, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em colaboração com o Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e as ligas estudantis, organiza o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA).

O PIPA foi criado para bem receber os alunos na Faculdade, permitindo que se integrem mais rapidamente aos seus cursos, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Confira o vídeo do PIPA

A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.

Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.

O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo

O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por  intermédio da avaliação clínico/laboratorial no  ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.

Processo seletivo 2024 - 1º semestre | Vagas Remanescentes

Haverá duas alternativas para realização do Processo Seletivo, sendo elas: seleção via ENEM e seleção via PROVA.

Telefone

(11) 3367-7807

secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br

Fonoaudiologia

Período Matutino

Tempo para conclusão do curso

4 anos

Começo do ano letivo:

1º semestre de 2024

Taxa para a inscrição do vestibular:

R$ 20,00

Para saber mais sobre o Vestibular 2024, clique aqui

 

Prazo de inscrição:

até 09/02/2024

Mensalidade 2024

6 parcelas de R$ 1.835,00 por semestre

Para o caso de um menor número de parcelas, o valor da mensalidade será corrigido para atingir o valor da semestralidade.

Para conferir o edital de mensalidade, clique aqui.

Bolsas de Estudo

Oferecemos bolsas na modalidade cota social.

Para saber mais, clique aqui.

Diretoria do curso de Fonoaudiologia

Profa. Dra. Marina Padovani

Diretora do curso de Fonoaudiologia

Acessar o Lattes

Depoimentos

Perguntas Frequentes

Para  curso de graduação, oferecemos bolsas na modalidade cota social. Mais informações na página de bolsas e no Edital do Vestibular vigente.

Infelizmente, a faculdade não aceita Fies, mas temos algumas parcerias de financiamento que estão detalhadas na página de financiamentos.

A FCMSCSP não aceita o ProUni.

O responsável por organizar as visitas presenciais ao campus da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é o Departamento Científico Manoel Abreu (DCMA).

Para saber mais e agendar sua visita, acesse esta página

Para emissão da segunda via do boleto, acesse o Portal da Vunesp (www.vunesp.com.br) com seu login e senha

As dúvidas sobre a situação do pagamento da inscrição para o vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a VUNESP, por meio da central do candidato no site www.vunesp.com.br.  Notem que caso o pagamento seja por boleto, a compensação pode demorar até 3 dias úteis.

As dúvidas sobre a prova do vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a Vunesp por meio da Central de teleatendimento (Disque Vunesp), do telefone (11) 3874-6300, do  E-mail (vunesp@vunesp.com.br) ou pelo chat on-line diretamente no site  www.vunesp.com.br

Ingresso
O ingresso é por meio do Vestibular. Para o ano letivo de  2023, o processo seletivo esteve com inscrições abertas entre agosto e setembro de 2022, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Para os cursos anuais, as inscrições para o próximo Vestibular poderão abrir neste mesmo período. Já o processo seletivo para os cursos semestrais ocorre no início e no meio do ano, assim, é possível que as inscrições abrem entre abril e junho.

Enem
A FCMSCSP não realiza ingresso via ENEM, exceto nos casos em que a possibilidade estiver prevista no Edital de Inscrições.

Portador de Diploma
A FCMSCSP não realiza ingresso através da modalidade Portador de Diploma.

Transferência
O processo de transferência é realizado através de edital que é disponibilizado para consulta, em dezembro, no site da Faculdade com todas as informações referentes ao processo (regras, restrições, número de vagas/séries, período de inscrições, etc).Estão aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Transferência, alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela Faculdade.