Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral

 Pós-graduação Lato Sensu na modalidade presencial

O curso de Pós-Graduação em Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral tem como objetivo oferecer instrumentalização a seus alunos por meio de conhecimentos para avaliação criteriosa e entendimento do processo patológico, a fim de que possa propor a forma mais eficaz de intervenção fisioterapêutica.

Este programa de especialização lato sensu também proporciona aos seus alunos a perspectiva de ensino e de pesquisa na área.

A  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.


Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral

Acesse o conteúdo programático do curso.

  • Presencial
  • 13 meses - 360 horas

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Fisioterapeutas graduados

carga horáriaHorário

Aos sábados, das 8 h às 16h40

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Disciplinas abordadas

  • Anátomo-fisiologia da Coluna Vertebral
  • Biomecânica Aplicada
  • Metodologia de Pesquisa e Bioestatística
  • Métodos de Diagnóstico por Imagem
  • Abordagem Fisioterápica no Controle da Inflamação e Dor
  • Fisioterapia nas Deformidades Vertebrais
  • Fisioterapia nas Hérnias Discais
  • Fisioterapia nas Fraturas da Coluna Vertebral
  • Fisioterapia nas Disfunções Neuro-musculares da Coluna Vertebral
  • Reabilitação da Coluna Vertebral nas Lesões do Esporte

Objetivos do Curso

  • Entendimento da anatomia e patologias da coluna vertebral e aparelho locomotor.
  • Capacitar  fisioterapeutas para atuação especializada, mediante a aquisição de conhecimentos técnico-científicos específicos para atuar no diagnóstico, prevenção e reabilitação de afecções da coluna vertebral.

Infraestrutura do curso

A infraestrutura do curso de Fisioterapia conta com salas de aulas, auditórios, laboratórios de informática, fisiologia, cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, habilidades técnicas, ventilação mecânica, morfologia, multidisciplinar, patologia, centro de ensino em simuladores e centro de ensino e treinamento e laboratório de análise de marcha 3D com 12 câmeras.

Além da clínica escola no Hospital da Santa Casa de São Paulo, as atividades práticas também acontecem em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Turma 2024 - 2º Semestre

Início das aulas: 24/08/2024

Telefone

(11) 2176-1585

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral

Pós-graduação Lato Sensu - Presencial

Tempo para conclusão do curso

13 meses

Inscrições abertas até

01/04 a 19/07/24

Taxa de inscrição:

R$ 100,00

Período de matrícula

15 a 19/08/2024

Investimento

13 mensalidades de R$ 860,00

Coordenação

Prof.ª Dra. Vera Lúcia dos Santos Alves

Coordenação

Acessar o Lattes

Veja Também

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br