9/11/2018

FCM/Santa Casa selecionada para o PET – Saúde/Interprofissionalidade Primeira reunião ocorre dias 26 e 27/11, em Brasília, DF

Em 31/10/2018 o Ministério da Saúde divulgou o resultado final da seleção de projetos para o Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde – Interprofissionalidade 2018/2019.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo foi contemplada. Em 26 e 27 de novembro, em Brasília, DF, a Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, representando a instituição, participará da 1ª Oficina com coordenadores do PET -Saúde – Interprofissionalidade.

Aproximadamente 200 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas sem fins lucrativos e secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país submeteram propostas. Como resultado final, 120 projetos foram selecionados, sendo aptos, para os próximos dois anos, a implementarem atividades de integração ensino-serviço-comunidade utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) com foco no desenvolvimento do SUS.

O PET-Saúde, edição Interprofissionalidade, é a nona edição do Programa e consiste em uma proposta inovadora promovida pela SGTES/MS com a finalidade de dar continuidade à promoção de iniciativas para o fomento de processos de integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde.

Para esta edição, priorizou-se o tema da Educação Interprofissional (EIP), sendo uma abordagem reconhecida pela Organização Mundial da Saúde com comprovada capacidade para melhorar a qualidade dos sistemas de saúde, tornando os serviços de saúde mais resolutivos, a partir do desenvolvimento de práticas profissionais mais colaborativas.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de atividades previstas no plano de ação do Brasil para implementação da EIP, conforme chamado feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no ano de 2016.

Informações
Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila
Professor Adjunto
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho
Telefone: (11) 3367-7799
livia.avila@fcmsantacasasp.edu.br
www.fcmscsp.edu.br