22/11/2018

FCM/Santa Casa integra projeto internacional Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT da Faculdade participa

A Dr. Valeria Stuardo, do Programa de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile, é a pesquisadora responsável pelo projeto de redes internacionais entre centros de pesquisa de 2018 para a Red Iberoamericana de Estudios con Hombres Gay, otros Hombres que tienen sexo con hombres y Personas Trans.

O projeto é um dos 73 aprovados para este ano e foi premiado com o valor máximo de financiamento de 16 milhões de pesos chilenos.

O programa chileno de redes internacionais de pesquisa em ciência e tecnologia do CONICYT pode capacitar, enriquecer e fortalecer a ciência e tecnologia chilena e, ao mesmo tempo, contribuir tanto para resolver problemas comuns, tais como a formação de capital humano necessário para a criação de conhecimento que impacta no desenvolvimento econômico e social dos países.

O CONICYT é uma agência do governo chileno responsável por coordenar, promover e auxiliar a pesquisa científica no país. A sigla provém do espanhol e significa Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

Nesta linha de trabalho, o projeto premiado conta com a Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile como instituição principal e com quatro universidades estrangeiras e um parceiro daquele país:

  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT (Brasil) (Veja mais em: https://www.nudhes.com/);
  • Faculdade de Saúde Pública, Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima (Peru);
  • EPIUnit – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Portugal);
  • Centro de Estudos Epidemiológicos sobre as Infecções de Transmissão Sexual da Catalunha (CEEISCAT), Barcelona (Espanha); e
  • Escola de Psicologia da Universidade Alberto Hurtado (Chile).

Leia mais: http://www.saludpublica.uchile.cl/noticias/149294/academica-esp-se-adjudica-proyecto-de-redes-internacionales-de-conicyt