22/10/2018

Outubro Rosa: exposição da Santa Casa incentiva mulheres a prevenirem o câncer de mama Frases de impacto reforçam a importância de realizar o autoexame e a mamografia regularmente

Exposição de cartazes com frases motivacionais alertam as mulheres para a sua responsabilidade em relação à própria saúde. Clique na imagem para ver mais fotos

Desde o início do mês, a Santa Casa de São Paulo oferece à comunidade uma programação especial em comemoração à Campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama. Atividades culturais, esportivas e educativas têm o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames regularmente para a detecção precoce da doença.

Uma destas ações é a exposição de cartazes com frases motivacionais que alertam as mulheres para a sua responsabilidade em relação à própria saúde.  Eles ficarão expostos até o dia 31 de outubro no corredor direito do Hospital Central, onde transitam pacientes e familiares, além de profissionais de saúde, estudantes e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa.

As frases incentivam as mulheres a fazerem o autoexame. Por meio da palpação e observação, é possível notar diferenças na aparência das mamas, como caroços, mudanças no formato, alterações na pele e secreções pelo bico dos seios. A exposição também estimula a realização da mamografia, que pode detectar tumores em fase inicial.

A próxima atividade prevista é a apresentação do Coral “Música nos Hospitais”, da Associação Paulista de Medicina, que acontecerá no dia 25, às 12h, na capela da Santa Casa, localizada na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112, na Vila Buarque.

A programação foi organizada pela Profa. Dra. Marineide de Carvalho, coordenadora da Oncologia Clínica da Santa Casa de São Paulo e docente da FCM/ Santa Casa, juntamente com a psicóloga Rita de Cássia Boni Zanolo, responsável pelo Centro Integrado de Humanização (CIH) do Hospital.

Confira o programa completo em:  http://www.fcmsantacasasp.edu.br/acoes-do-outubro-rosa