24/07/2018

Vacina não é só para crianças.

Um assunto de extrema relevância para a saúde pública nacional é a vacinação de nossa população.

Todos estamos acompanhando pela mídia que o país vivencia o ressurgimento de doenças que estavam aparente eliminadas e controladas entre nós.

Isso se deve a um relaxamento das nossas coberturas de vacinas, pois algumas doenças necessitam que a população esteja blindada dessas doenças e que uma porcentagem significativa dela esteja vacinada. Infelizmente, porém, as coberturas dessas vacinas diminuíram substancialmente nos últimos anos.

É importante lembrar que, provavelmente, assim como a água potável, as vacinas representam o maior bem para a saúde pública da humanidade. Nenhuma outra intervenção diminui sequelas, internação e morte causada por doenças como as vacinas. Por isso, mantenha as carteiras de vacinação em dia. Chequem com o pediatra de suas crianças ou seu médico. Não relaxem. Vacina não é só para crianças. Adolescentes e adultos precisam estar em dia com a vacinação!

Marco Aurélio Palazzi Sáfadi é Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato: masafadi@uol.com.br