Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, tem por finalidade atender às demandas atuais bem como facilitar o acesso dos enfermeiros ao mercado de trabalho. Visa a excelência e qualidade da formação, promovendo oportunidades de crescimento profissional nesta área de atuação do enfermeiro.

O enfermeiro com Especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica terá um profundo conhecimento na área e um raciocínio clínico acurado para as situações as quais irá se deparar. Desta forma irá se destacar no mercado de trabalho como um profissional capacitado para assistência e gerenciamento na área da especialidade.

Público-alvo

• Enfermeiros graduados que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos e habilidades na área de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Carga horária total

• Módulo Teórico: 270 horas
  • Módulo Prático: 90 horas
  • Monografia: 60 horas
  • Total: 420 horas

Duração

• 18 meses, divididos em 3 módulos independentes de 6 meses, (incluindo a entrega da Monografia ao final)

• Quinzenalmente às sextas-feiras e aos sábados (aulas teóricas e práticas):
  • Sextas-feiras: das 14 h às 18h e das 19 h às 22 h (7 horas/aula)
  • Sábados: das 08 h às 12 h e das 13 h às 17 h (8 horas/aula)

Enfermagem em Cardiologia Clínica30
Enfermagem na Monitorização Eletrocardiográfica30
Ética e Humanização em Cardiologia22

Enfermagem em Cardiologia Cirúrgica30
Enfermagem em Cardiologia Intervencionista30
Segurança do Paciente em Cardiologia22

Enfermagem em Emergências Cardiológicas30
Enfermagem em Cardiointensivismo30
Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem em Unidade Cardiológica22
Trabalho de Conclusão de Curso60
Carga Horária Total420

Diferenciais do curso

Aulas teóricas:

• Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência acadêmica e profissional.

Ensino teórico prático:

• Hospital escola de referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade;
  • Realizado em Unidades Hospitalares de Internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico;
  • Programação de visitas técnicas em Instituições de referência especializadas em Cardiologia e Hemodinâmica;
  • Grupos de estágio compostos por no máximo 8 alunos em Unidades de Internação e 5 alunos em Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Unidade de Hemodinâmica;
  • Supervisor do ensino teórico prático com sólida experiência em acompanhamento de estágio.

Monografia:

• Cada aluno será orientado individualmente por um Professor Mestre ou Doutor;
  • Possibilidade de publicação da Monografia em periódicos da área;
  • Incentivar a apresentação da Monografia em eventos científicos;
  • A FCMSCSP dispõe da Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que tem como finalidade a publicação de produção científica dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e de outras Instituições.

Instituição:

• Curso de Graduação em Enfermagem com Nota 5 no MEC;
  • Infra-estrutura física, recursos audiovisuais, secretaria, biblioteca de excelência.

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Supervisão Técnica