Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade presencial

O curso Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica prepara enfermeiros para atuar nas áreas de cardiologia clínica e cirúrgica, intervencionista e emergência.

Ao final da especialização, o egresso terá um profundo conhecimento na área e um raciocínio clínico acurado para as situações as quais irá se deparar. Desta forma irá se destacar no mercado de trabalho como um profissional capacitado para assistência e gerenciamento na área da especialidade.

A  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição  com nota máxima no MEC.


Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Acesse o conteúdo programático do curso

  • Presencial
  • 18 meses

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Enfermeiros graduados que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos e habilidades na área de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

carga horáriaHorário

Aulas quinzenais

  • às sextas (das 14h às 22h)
  • aos sábados (das 8h às 17h)

Carga horária

420 horas

  • Módulo Teórico: 270 horas
  • Módulo Prático: 90 horas
  • Monografia: 60 horas

duraçãoDuração

18 meses

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Objetivos do curso

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

  • Entender o papel do enfermeiro especialista nos cuidados de clínica, cirurgia, emergência, urgência e intervenção cardiovascular.
  • Prestar assistência de enfermagem ao paciente cardíaco, em ambiente clínico e ambulatorial, assim como em ambientes cirúrgico, unidades de terapia intensiva, e de emergência.
  • Aplicar raciocínio crítico na área de enfermagem em cardiologia e intervenção cardiovascular, com ênfase no processo assistencial.

Diferenciais

  • Hospital escola de referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade;
  • Realizado em Unidades Hospitalares de Internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico;
  • Programação de visitas técnicas em Instituições de referência especializadas em Cardiologia e Hemodinâmica;
  • Grupos de estágio compostos por no máximo 8 alunos em Unidades de Internação e 5 alunos em Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Unidade de Hemodinâmica;
  • Supervisor do ensino teórico prático com sólida experiência em acompanhamento de estágio.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação é amplo, podendo atuar em cuidados críticos ao adulto, assistência ambulatorial, assistências em Unidades de Internação, Unidades Cardiológicas e de Terapia Intensiva, e Unidades de Diagnósticos, como Hemodinâmica, por exemplo.

O enfermeiro especialista em Cardiologia e hemodinâmica também pode participar de práticas cirúrgicas em clínicas e hospitais, tanto na equipe de apoio durante as sessões, como no pré e no pós-operatório.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Turma 2024 - 2º semestre

Inicio das aulas: 23/08/2024

Telefone

(11) 3367-7887

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Pós-graduação Lato Sensu - Presencial

Tempo para conclusão do curso

18 meses

Taxa de inscrição:

R$ 100,00

Período de Matrícula:

As matrículas serão realizadas no decorrer das inscrições

Investimento

18 mensalidades de  R$ 847,00

Acesse a página  Inscrições e Matrículas para mais informações

Coordenação

Profa. Dra. Luciana Soares Costa Santos

Coordenação

Acessar o Lattes

Profa. Me. Camila Waters

Supervisão Técnica

Acessar o Lattes

Veja Também

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br