07/06/2018

Egresso da FCMSCSP toma posse como membro titular da classe de letras da ALCA/AFPESP.

Presidente da ABP toma posse como membro titular da Classe de Letras da ALCA/AFPESP

Nesta quinta-feira (7), o presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), Dr. Mario Santoro Júnior, egresso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tomou posse como membro titular da Classe de Letras da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (ALCA- AFPESP). Ele assumiu a cadeira nº17, cujo patrono é Cruz e Souza. A cerimônia ocorreu, às 14h na sede da entidade, em São Paulo (SP).

Histórico

A trajetória do homenageado tem foco no ensino médico, além de uma intensa atividade clínica. Já foi diretor de diversos hospitais e superintendente estadual da Fundação de Seguridade Social e atualmente é presidente da ABP. Seu trabalho já sensibilizou a comunidade médica para assuntos na área de pediatria social, particularmente na questão dos direitos da criança e da vitimização infantil. Ainda obteve o reconhecimento da necessidade do pediatra na Sala de Parto e é um dos responsáveis pela criação da Academia.

Dr. Mário Santoro formou-se em Medicina em 1969 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Concluiu pós-graduação lato sensu em Pediatria nos Hospitais da mesma instituição e, em 1971, foi aprovado em concurso de especialista na área pela SBP, obtendo reconhecimento desse título pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1983.

Dezesseis anos depois, em 1999, finalizou doutorado, cuja tese foi “Avaliação dos conhecimentos dos médicos residentes para o atendimento de crianças e adolescentes vitimizados”. Dr Santoro possui ainda com especializações em administração, sendo uma pelo curso de Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde/PROHASA – Fundação Getúlio Vargas /Hospital das Clínicas de São Paulo (1982) e outra pelo Master Business Administration (MBA) em Gestão de Serviços de Saúde, parceria entre a Wharton School of the University of Pensylvania e a Fundação Armando Álvares Penteado (2003-2005).