25/05/2018

Doutorando da fcmscsp ministra palestra no vii simpósio internacional de ginecologia e obstetrícia.

Doutorando da FCMSCSP ministra palestra no VII Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia

Evento traz novidades e atualizações nos principais temas da especialidade

Doutorando em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo, Sóstenes Postigo ministra a palestra FITOESTRÓGENOS TÓPICOS na mesa GINECOLOGIA – TRATAMENTO DA ATROFIA GENITAL no VII Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.

O evento é promovido pelo Centro de Estudos Governador Geraldo Alckmin do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) nos dias 8 e 9 de junho.  Um dos destaques do evento é a participação internacional da médica argentina Dra. Ileana Sänger, especialista em cirurgia reconstrutiva, que falará sobre a reabilitação do assoalho pélvico.

“A Profa. Ileana realizará duas cirurgias no Hospital Universitário, na tarde do dia 9, apresentando novas técnicas cirúrgicas para os responsáveis pela Uroginecologia da FMJ. Estas técnicas serão replicadas para médicos residentes interessados”, revela o Dr. Thomaz Gollop, presidente do Centro de Estudos Governador Geraldo Alckmin.

O Dr. Thomaz também abrirá o evento, coordenando a primeira mesa do dia 8, Perspectivas em Ginecologia.

Outro tema que merece atenção é a nova vacina nonavalente contra o HPV. Serão apresentados os resultados pós vacinais e a recente aprovação pela Anvisa. A vacina, que já é distribuída nos Estados Unidos desde 2014, foi aprovada no Brasil no final do ano passado. Esta versão amplia a proteção contra o papilomavírus humano (HPV), incluindo cinco novos subtipos na proteção contra a doença.

Entre os temas da obstetrícia, além das gestações gemelares e prematuridade, haverá uma mesa especial para apresentar situações de divergência entre a equipe de assistência ao parto e a gestante que chega ao hospital. A situação, bastante comum nos dias de hoje, merece especial atenção especialmente dos estudantes de medicina e dos recém-formados.

Também no dia 9 de junho, durante a programação do Simpósio, será realizado o III Encontro de Ex-residentes de Tocoginecologia da FMJ.

Participação da FCMSCSP

13h – 14h30 – MESA 3 – GINECOLOGIA – TRATAMENTO DA ATROFIA GENITAL
COORDENADORA ANA CAROLINA MARCHESINI DE CAMARGO (FMJ)
SECRETÁRIA ALÍCIA MARINA CARDOSO (FMJ)

13h – 13h20 – LASER VAGINAL
PALESTRANTE – NEILA MARIA DE GOIS SPECK (UNIFESP)
13h20 – 13h40 – RADIOFREQUÊNCIA
PALESTRANTE – MARCIA FARINA KAMILOS (HCFMUSP/HELIÓPOLIS)

13h40 – 14h – FITOESTRÓGENOS TÓPICOS
PALESTRANTE SOSTENES POSTIGO (FCMSCSP)

14h – 14h30 – PERGUNTAS DA PLATEIA – DEBATE

SERVIÇO

SIMPÓSIO
8 e 9 de JUNHO de 2018

ENCONTRO
9 de JUNHO de 2018

Local: Faculdade de Medicina de Jundiaí – Auditório Pedro Favaro
Rua: Francisco Telles, Nº 250 – Vila Arens – Jundiaí/SP

Informações e inscrições: centrodeestudosgga@gmail.com

Sobre Sóstenes Postigo
Médico. Ginecologista e Obstetra pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Fev/ 2003 a Jan/ 2005). Na mesma instituição realizou o Curso de Aperfeiçoamento em Ginecologia Endócrina, Climatério e Planejamento Familiar (Fev/ 2005 a Jan/2006). Mestre em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2011). Doutorando em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Sócio do Centro de Estudos Ayres Netto do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo. Membro Associado da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, Associação de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo – SOGESP; Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina – SOBRAGE; Sociedade Brasileira de Climatério – SOBRAC; Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência – SOGIA; Sociedade Latinoamericana de Medicina Sexual – SLAMS; International Society for Sexual Medicine – ISSM e the European Menopause and Andropause Society – EMAS. Coordenador Científico da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina – SOBRAFITO.

Com informações publicadas em
http://www.segs.com.br/saude/117491-faculdade-de-medicina-de-jundiai-promove-o-vii-simposio-internacional-de-ginecologia-e-obstetricia