Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil: fundamentos para uma prática interdisciplinar

20 Horas / Aula

DOCENTES:
David Calderoni: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Cristiane Stravino Messas: fonoaudióloga, mestre em Ciências pela FM-USP, professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE).

OBJETIVOS:

Oferecer elementos teórico-clínicos para a utilização, por profissionais de saúde e da educação do instrumento IRDI (indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil).

JUSTIFICATIVA:

A capacitação para o uso de um instrumento como o IRDI permitirá que trabalhadores da Saúde Pública, especialmente na área da Saúde Mental, tenham o seu olhar e sua escuta aguçados para o acompanhamento da constituição psíquica de crianças pequenas. Esse aguçamento será especialmente importante quando puder detectar entraves ou desconexões graves que venham a ocorrer no laço pais-bebê.

CONTEÚDO:

1) Apresentação dos fundamentos teóricos que estão na base da construção dos IRDIs. Estes fundamentos estão organizados em torno de quatro eixos teóricos a partir dos quais operam as funções materna e paterna.
2) A visão psicanalítica da psicose infantil e do autismo.
3) Apresentação dos 31 indicadores clínicos
4) Exercícios de uso pelos alunos dos indicadores em diversas situações clínico- institucionais ou mesmo em creches.
5) Diálogos com casos clínicos em que serão examinados a ausência e a presença de indicadores clínicos de risco.

Bibliografia Básica

1) Kupfer, M.C.M.,Jerusalinsky, A.N., Bernardino, L.M.F., Wanderley, D., Rocha, P.S.F., Molina, S.E., et al. (2009). Valor preditivo de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil: um estudo a partir da teoria psicanalítica. Lat. Am.Journalof Fund. Psychopath, 6(1), 48-68.
2) Pesaro, M.E. (2010) Alcance e limites teórico-metodológicos da pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da USP.
3) Kupfer M.C.M., Bernardino, L.M.F., Mariotto, R.M.M., Pesaro, M.E., Lajonquière, L., Voltolini, R., Machado, A.M.M. (2012). Metodologia IRDI: umaação de prevençãonaprimeirainfância. In: Kupfer, M.C.M., Bernardino, L.M.F., Mariotto, R.M.M. (orgs). Psicanálise e ações de prevençãonaprimeiraInfância. São Paulo: Escuta, p. 131-148.

Bibliografia complementar

Mariotto R.M.M.(2009). Cuidar, Educar e Prevenir: as funções da crechenasubjetivação de bebês. São Paulo: Escuta.
Bernardino, L.M.F. (2008). possível uma clínica psicanalítica com bebês? In: KUPFER, MCM; TEPERMAN, DW. O que os bebês provocam nos psicanalistas. São Paulo, Escuta.
Bleichmar, S. Nas origens do sujeito psíquico: do mito à história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Coriat, LF; Jerusalinsky, A. (2001). Aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento. Estilos da Criança, n. 4, Porto Alegre.
Jerusalinsky, A. e Cols. (1999). Psicanálise e desenvolvimento. Porto Alegre: Artes e Ofícios.

Voltar