23/3/2019

Dia Nacional de Atenção à Disfagia Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP realiza diversas ações

Dia 20 de março é o Dia Nacional de Atenção à Disfagia. A data foi escolhida porque nesse dia, em 2010, foi publicada a Resolução CFFa (Conselho Federal Fonoaudiologia) nº 383, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia.

As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.

A Disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois além de provocar problemas emocionais e isolamento social, traz consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia, podendo chegar ao óbito.

A atenção e o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia, e ao sinal de qualquer alteração, deve-se procurar um FONOAUDIÓLOGO!

AÇÕES PARA LEMBRAR O DIA NACIONAL DE ATENÇÃO À DISFAGIA

Para lembrar a data, o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (FCMSCSP) realizará uma série de ações.

As ações propostas visam a oportunidade de orientar a população e profissionais sobre os riscos da disfagia à saúde, nos vários ciclos da vida.

A programação inclui:

– Aula dia 19/3, das 14 h às 15 h, do SIG Deglutição e Disfagia. O tema é Interface entre voz e deglutição, apresentado pela Dra. Daniela Curcio, da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, USA, e moderado pela FCMSCSP, colaboradora dessas atividades. Os SIGs (Special Interest Groups, ou Grupos de Interesses Especiais), da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE, são sessões colaborativas, nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede se reúnem virtualmente para discutir temas de Ensino, Pesquisa e Assistência, gestão e avaliação remota. Conheça os SIGs, acessando http://rute.rnp.br. Todos as unidades RUTE estão habilitadas a participar das videoconferências. Se você se interessou por algum SIG, entre em contato com a coordenação da sua unidade RUTE, ou siga o Procedimento de Participação em SIG aberto à todas as instituições de saúde: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao

– Orientação às equipes de assistência do Hospital São Luiz Gonzaga, no dia 20/3, com os alunos do estágio hospitalar do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP;

– Transmissão ao Vivo para dúvidas da comunidade, segunda-feira, 25/3, das 10 h às 11 h, com Marina Padovani, professora do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP e com a professora voluntária Lica Arakawa Sugueno, Vice-Coordenadora do Comitê de Disfagia Mecânica Adulto do Departamento de Disfagia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (mais informações aqui);

– Participação na Feira da Saúde, com orientação à população sobre presbifagia; e

– Os alunos do estágio eletivo e hospitalar prepararam e distribuirão material com infográficos e orientação. Acesse o folder aqui.

– Dia 5/4, a professora Marina Padovani realiza atividade com os alunos da Fonoaudiologia na Disciplina Optativa.