06/06/2018

Dia mundial da Imunização – 09/06.

A inoculação proposital de microrganismos em seres humanos (mecanismo de ação das vacinas) não é recente na história da humanidade. Existem relatos dessa prática por parte dos primeiros jesuítas no Brasil (Brasil, 2018).

As vacinas são eficazes para produzir imunidade contra inúmeras doenças, muitas das quais têm sido erradicadas e controladas.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações, criado em 1973, representa um instrumento para proteger a população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos. Atualmente, o Brasil tem o calendário vacinal gratuito mais completo entre os países em desenvolvimento, e é referência mundial na área de imunização (Brasil, 2033).

O Dia Mundial da Imunização, 09/06, tem a proposta de destacar a importância da prevenção de doenças infecciosas por meio da vacinação para todas as idades, sejam crianças, adolescentes, idosos ou adultos, mesmo gestantes.

Geralmente, os pais começam seguindo atentamente o preenchimento da carteirinha de vacinação a cada dose recebida pela criança, mas depois esse documento acaba esquecido ou até perdido, ainda que deveria ser preservada por toda vida.

É fundamental que a população saiba que as vacinas são seguras e podem prevenir doenças potencialmente mortais. As reações causadas pelas vacinas são raras e podem ser tratadas em sua maioria.

Rosemeire dos Santos Vieira é professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Referências

Brasil. Centro Cultural do Ministério da Saúde. A história das vacinas: uma técnica milenar. Disponível em: http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/m7.pdf. Acessado: 04/06/2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Programa Nacional de Imunizações (PNI): 40 anos / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 236 p.

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Dia Mundial de Vacinação. Disponível em: https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=237:semana-mundial-da-imunizacao-2014&Itemid=183&lang=pt