11/06/2018

Dia dos namorados – 5 razões para celebrar o amor.

Celebrar o dia dos namorados é uma das formas de preservar o amor vivo nas relações . Este sentimento está associado a uma série de benefícios para a saúde. E se você tem alguma dúvida se vale a pena amar e demonstrar carinho pela pessoa amada, aqui seguem algumas comprovações científicas.

O amor nos deixa mais feliz

Um dos hormônios responsáveis pelo sentimento de felicidade quando estamos apaixonados é a dopamina1. Esta substância melhora o humor, faz as pessoas se sentirem apreciadas e extremamente positivas.
A boa noticia é que alguns estudos sugerem que este hormônio encontra-se elevado também no cérebro de casais de longa data2. Desta forma os benefícios continuam além do estado de paixão.

O amor diminui o estresse

Além da dopamina, outro hormônio que acompanha os casais enamorados consiste na oxitocina3. Este é responsável pela conexão e sentimento de confiança que une duas pessoas.

Outro benefício da oxitocina é auxiliar no controle do estresse. Quando as pessoas se sentem amadas e seguras os níveis do cortisol (hormônio do estresse) tendem a diminuir.

O amor ajuda a controlar a ansiedade

O sentimento de solidão pode ser nocivo para a nossa saúde4. Nesta situação ocorre aumento de cortisol e adrenalina, estimula o sentimento de ansiedade.

Estar apaixonado e se sentir amado pode atenuar esta sensação.

O amor nos faz cuidar mais da saúde

Casais cuidam mais da saúde um do outro. Muitas vezes existe uma negação sobre uma condição médica; o parceiro pode auxiliar a perceber a necessidade de procurar um profissional de saúde.
Por exemplo, pessoas em uma relação estão mais propensas a detectar um melanoma (um tipo agressivo de câncer de pele) mais precocemente.

O amor nos ajuda a viver mais

Estudos já comprovaram que pessoas casadas tem maior longevidade6. E os benefícios continuam , como a diminuição de demência e doenças mentais 7,8.
No entanto, apesar das evidências serem fortes para os casais apaixonados, uma revisão9 em 2010 com mais de 140 estudos comprovou que qualquer tipo de relacionamento (incluindo amigos e família) tem um impacto positivo na saúde. Portanto, mesmo quem está solteiro tem motivos para comemorar.

Com tantas razões para cultivar o amor desejo um feliz dia dos namorados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em São Paulo.

Adriana Pessoa é Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa em São Paulo, possui Residência em Clínica Médica e Endocrinologia pela mesma instituição. É Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Associação Médica Brasileira. Contato: arpessoa80@gmail.com

Referências

1. What does dopamine mean?

2. Love can last: SBU imaging study shows brain activity of those in love long term similar to those newly in love

3. Oxytocin shapes the neural circuitry of trust and trust adaptation in humans

4. Loneliness Linked to Serious Health Problems and Death Among Elderly

5. Self-confidence and Embarrassment About Partner-Assisted Skin Self-examination for Melanoma

6. Gender, marital status and longevity

7. Romantic relationships and mental health

8. Marriage and risk of dementia: systematic review and meta-analysis of observational studies

9. Social Relationships and Mortality Risk: A Meta-analytic Review