26/07/2018

Qual é a situação do sarampo hoje no Brasil?

O sarampo é uma doença que era considerada eliminada no Brasil. Há mais de dois anos que não se registravam casos adquiridos localmente de sarampo. O que está acontecendo, nestes primeiros meses de 2018, é que já se registraram aproximadamente 700 casos de sarampo.

A maioria deles, já confirmada, está concentrada nos estados de Amazonas e Roraima. Este surto ocorre com a entrada, no Brasil, de venezuelanos que já estavam infectados com sarampo e encontraram uma população fragilizada no que diz respeito à vacinação no País.

Muitos brasileiros não estão com as vacinas em dia. Isso fez que, como a população não estava protegida, a doença se alastrasse em estados da Região Norte do País. Como é possível que ocorram mais casos, a situação merece bastante cuidado das autoridades sanitárias.

Há uma necessidade de bloquear com a vacina as localidades em que isto está acontecendo. Assim, o país não corre riscos da volta da doença e da sua disseminação.

Marco Aurélio Palazzi Sáfadi é Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato: masafadi@uol.com.br