Comitê para Regulação do Álcool (CRA)

O que é o Comitê para Regulação do Álcool?

O Comitê para Regulação do Álcool (CRA) é uma organização que reúne pessoas da sociedade civil, ou seja, instituições que não são empresas, nem integram o governo e que se organizam, voluntariamente, em prol de um objetivo em comum. No caso do CRA, os voluntários são cidadãos que estão envolvidos com o tema do álcool, ou são especialistas ou são grupos de mútua ajuda, que têm como interesse organizar o uso do álcool no Brasil.

O Comitê é coordenado pelo professor Dr. Guilherme Peres Messas, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), e é integrado pelo ACT Promoção da Saúde, organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Esse trabalho é realizado por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras.

 

Qual é o objetivo do CRA?

O principal objetivo do CRA é reduzir o uso nocivo do álcool da sociedade, ou seja, diminuir o impacto de certos padrões do uso de álcool que faz com que as pessoas causem danos a si mesmas ou aos outros. Atualmente, o principal uso nocivo no Brasil ocorre quando um indivíduo ingere uma grande quantidade de álcool em pequeno intervalo de tempo, conhecido também como o beber episódico pesado.

A primeira ação do CRA, além de pressionar o legislativo e executivo, é oferecer para a sociedade formas para reduzir o uso nocivo de bebida no Brasil, uma destas formas ocorre por meio de instrumentos legais para solucionar a regulação do álcool no Brasil, como, por exemplo, a defesa da permanência do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), que dentre as suas competências, deve: exercer orientação normativa sobre ações de redução da demanda e da oferta de drogas; acompanhar e avaliar a gestão dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas e o desempenho dos planos e programas da Política Nacional sobre Drogas; promover a integração dos órgãos e entidades congêneres dos estados, dos municípios e do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

Conheça a Nota Técnica sobre o Decreto nº 9926, de 19 de julho de 2019

Como participar?

O CRA está aberto a todos que queiram entrar. Atualmente, o Comitê necessita de ajudantes, parceiros e voluntários para oferecer ao país um modelo de regulação do álcool. Assim, caso queira ajudar, basta entrar em contato com o coordenador do projeto, o Professor Dr. Guilherme Peres Messas, pelos seguintes meios:

Contato

E-mail: guilherme.messas@fcmsantacasasp.edu.br

Instagram: www.instagram.com/messasguilherme/

CRA nas mídias

Confira os vídeos, artigos e notícias disponíveis sobre o Comitê.

Para ver quais vídeos foram feitos, acesse aqui.

Para ver quais artigos foram publicados, acesse aqui.

Para ver quais notícias sobre o CRA que sairam nos sites, acesse aqui.