13/08/2018

Conselheiro da FAVC eleito para Academia Paulista de Educação

Walter Vicioni, conselheiro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi eleito, por unanimidade de votos, para ocupar a Cadeira número 36 da Academia Paulista de Educação.

Sobre Walter Vicioni
Walter Vicioni Gonçalves sempre esteve ligado à educação. Ele é formado em Pedagogia pelo Mackenzie, pós-graduado em Administração e Planejamento da Educação pelo International Institute for Educational Planning (IIEP-França) e especialista em Gestão da Qualidade pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC-UNICAMP).Possui, ainda, certificado em Direção Estratégica e Planejamento Empresarial pela Escola de Administração de Empresa de SP – FGV.

É formado em Gestão de Programas de Cooperação Internacional pela Faculdade de Economia e pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Atuando no SENAI-SP desde 1970, já exerceu os cargos de diretor de escolas, diretor de Organização e Planejamento e diretor técnico.No SESI-SP, foi diretor de operações. Na área corporativa das duas instituições, foi coordenador de Planejamento e Gestão e atuou ainda como consultor do Banco Mundial no Projeto de Reorientação do Sistema de Formação Profissional do Marrocos.

Hoje, Walter Vicioni é diretor do SENAI-SP e superintendente do SESI-SP e, em março de 2016, foi eleito membro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Sobre Academia Paulista de Educação
A Academia Paulista de Educação (APE) foi fundada em 12 de abril de 1970, por um seleto grupo de educadores, a então chamada velha guarda de professores paulistas que, nos anos seguintes, procurou fazer dela uma instituição atuante e presente na vida educacional de São Paulo e do Brasil. A APE segue o modelo das academias tradicionais, formada por 40 cadeiras, cada uma com seus respectivos patrono e titular, este eleito em Assembleia Geral, quando da ocorrência de vaga. Nos termos estatutários, a Academia tem também Acadêmicos Honorários, Acadêmicos Beneméritos e Acadêmicos Correspondentes. A Academia reúne-se mensalmente e desenvolve um programa intenso para manter viva a memória de acadêmicos e educadores antecessores. A APE organiza eventos educacionais, palestras, colóquios e participa da discussão e propostas de atividades educacionais, pedagógicas e escolares em todo Estado de São Paulo.