1/4/2019

Projeto Colinho é opção de trabalho voluntário na Santa Casa de São Paulo O carinho e contato físico por meio do colo ajudam na recuperação de bebês e crianças doentes

Participantes da aula introdutória do Projeto Colinho. Clique na imagem para ver mais fotos

Nesta segunda-feira, 1º de abril, foi realizada uma aula de introdução ao Projeto Colinho, cujo objetivo é contribuir para a recuperação dos bebês e crianças atendidos pela ala de Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) por meio do contato físico com voluntários.  As aulas introdutórias são organizadas para explicar como funciona o projeto tanto para estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo quanto para demais pessoas da sociedade interessadas em doar seu tempo ao Projeto.

A história do trabalho voluntário e as políticas de voluntariado da Irmandade foram apresentadas por Rita de Cássia Boni Zanolo e Renata Pita, responsáveis, respectivamente, pelo Centro Integrado de Humanização e pelo Serviço Social da instituição. Em seguida, a Profa. Dra. Alessandra Navarini, docente da Disciplina de Microbiologia da FCM/Santa Casa de São Paulo, falou sobre a importância da lavagem de mãos durante a permanência no hospital, evitando assim a transmissão de vírus e bactérias super-resistentes de uma criança para outra e também para os voluntários e suas famílias.

Alessandra também falou de sua experiência como voluntária no Projeto. “Eu havia acabado de perder um bebê com 22 semanas de gestação quando fui convidada a participar e não sabia que atitude tomar. Por fim, senti que eu precisava aprender mais sobre como dar amor e carinho ao próximo. O prazer de dar colo a uma criança carente e doente não tem preço quando você recebe, em troca, um sorriso”, contou. A professora narrou algumas vivências com pacientes internados provenientes de abrigos para crianças. “Para sobreviver, elas não precisam apenas de médicos e remédios, mas também de segurança e amor”.

Informações sobre como participar do projeto:

ISCMSP:

Renata Pita

(11) 2176-7199

renata.pita@santacasasp.org.br

Facebook:

@ProjetoColinho

Instagram:

@ProjetoColinho

Saiba mais: 

Calor humano e brincadeiras aliviam as tensões de crianças pequenas hospitalizadas