13/11/2018

Cerimônia celebra os 50 anos da formatura da I Turma da FCM/Santa Casa 60 médicos foram homenageados

A Primeira Turma da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realizou, dia 9 de novembro de 2018, emocionante sessão comemorativa do Jubileu de Ouro de sua Formatura.

O evento, aberto pelo Coral da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, regido pelo maestro Caio Oliveira, destacou desafios do grupo para cumprir todas as etapas do desenvolvimento acadêmico, servindo de exemplo para as turmas que vieram em seguida e para toda a comunidade da Saúde.

A Faculdade, fundada em 1962, homenageou o então Provedor da Irmandade da Santa Casa de São Paulo, Dr. Christiano Altenfelder Silva, um entusiasta da ideia da criação de Escola Médica, a concepção da formatação didática da Faculdade foi estabelecida pela Associação dos Médicos da Santa Casa, presidida pelo Prof. Dr. Emilio Athié, outro entusiasta da ideia da Escola. Ambos são considerados os fundadores da Faculdade, caracterizada como uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.

Participaram da mesa solene Antonio Cleidenir Tonico Ramos, Presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; José Cândido de Freitas Júnior, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho; Paulo Carrara de Castro, Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Pedro Jabour professor de todas as 50 turmas da instituição, Carlos Alberto Malheiros Diretor do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, José Donato de Próspero, Professor Titular do Departamento de Ciências Patológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, representando todo o corpo docente da instituição, que ministrou a Primeira Aula para esta Turma; e Reinaldo André Brandt, Representante e Orador Oficial da Turma de Formados do Jubileu de Ouro. Também fez uso da fala durante o evento Wilson Luiz Sanvito, Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Houve apresentação de vídeo do projeto Santa Memória (http://santamemoria.org.br/), com depoimentos de egressos da instituição, renovação do compromisso médico, entrega de certificados comemorativos ao jubileu de ouro da primeira turma, e cerimônia simbólica do anel que pertenceu ao Prof. Dr. Emílio Athié, gentilmente ofertado à Faculdade para uso nestas cerimônias.

A entrega de certificados e a renovação do compromisso médico com 60 participantes teve como mestre de cerimônias o Dr. Decio Cassiani Altimari, Coordenador de Cultura da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ocorreu ainda o descerramento de placa comemorativa com os nomes dos formados da I Turma pelo diretor da FCMSCSP, Paulo Carrara e por Nilton Athié, filho mais velho do Dr. Emilio Athié, um dos fundadores da instituição.

Finda a cerimônia oficial, a acadêmica Sra. Flávia Colucci Yarshell, Presidente do Centro Acadêmico Manoel de Abreu, e integrantes da Atlética Faculdade lideraram o grito de guerra da FCMSCSP, encerrando-se as atividades com fotografias oficiais da I Turma em frente ao prédio novo da Faculdade e em frente à Capela da Irmandade da Santa Casa de São Paulo.