Canta Santa Coral da FCMSCSP

Canta Santa Coral da FCMSCSP

  • Objetivo: humanizar e sensibilizar para a vida os estudantes e profissionais, enfatizando a importância de atividades culturais na formação profissional, ajudando-os a alcançar um equilíbrio físico, psíquico e social.
  • Público-alvo: sob a direção de Paulo Menegon, o Canta Santa congrega alunos, docentes e funcionários da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O repertório é variado e não há necessidade de saber ler partitura para participar.

Desde o início da criação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, já em maio de 1963, o então Mordomo do Hospital Central, José de Alcântara Machado Filho, atendeu à solicitação dos alunos para a criação de um Coral Acadêmico. Autorizou a contratação de um Maestro (David Machado), então recém chegado de Bolsa de Estudos na Alemanha.

Vários maestros assumiram a regência do coral, a partir de David Machado: Renata Branwieser (ainda em 1963), Samuel Kerr (de 1964 a 1975), Paulo Herculano (de 1975 a 1976), Silvio Pacheco (em 1977), Calixto Corazza (em 1978), Humberto Cantoni (de 1978 a 1980), José Ferraz de Toledo Neto (de 1980 a 1984 e de 1989 a 2002), Renato Teixeira (de 1984 a 1989), Caio Oliveira (de 2012 a 2021) e Paulo Menegon (atual).

Em agosto de 2017, o Coral é nomeado como “Canta Santa – Coral da FCMSCSP”, coordenado pela Prof.ª Doutora Ione Gibu do Departamento de Saúde Coletiva e pela Prof.ª Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP.

O Canta Santa – Coral da FCMSCSP, tem o apoio da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Mantenedora da FCMSCSP, pois é um grande investimento tanto para a saúde física e mental dos estudantes como de todos os profissionais da instituição, proporcionando momentos de interação, pelo aprendizado musical, pelo trabalho em equipe e pelo desenvolvimento como seres humanos.

As atividades do coral podem ser consideradas horas complementares para os alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da FCMSCSP.

Ensaios: 
Os ensaios são realizados às quartas e/ou quintas, das 12h às 14h, na sala 73, 7º andar do prédio localizado na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 – Vila Buarque (SP)

Contato: 
E-mail: cantasanta@fcmsantacasasp.edu.br
Telefone: (11) 3367-7777

 

 

Fotos e Vídeos

Galeria de fotos

Confira aqui todas as fotos do Canta Santa – Coral da FCMSCSP

Galeria de vídeos

Depoimento

“É sempre para mim muito emocionante e prazeroso lembrar do coro da Santa Casa, porque foi uma experiência fundamental como regente para lecionar música. Experiências com o coro da Santa Casa se tornaram pontos de estudo na academia”.

Regente Samuel Kerr.