23/07/2018

Evento ‘reabilitação vocal do laringectomizado – uso da prótese vocal’.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), dentro das ações do Julho Verde, que focaliza a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, promoveu o evento ‘Reabilitação Vocal do Laringectomizado – Uso da Prótese Vocal’, dia 30 de julho, das 13 às 14 h.

O médico Alexandre Babá Suehara, cirurgião assistente da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) falou sobre ‘Câncer de Laringe – Aspectos Médicos’. “É preciso lembrar que tabagismo e etilismo, isoladamente ou combinados, são fatores de risco”, disse.

Lilian Din Zardi, psicóloga hospitalar do ISCMSP, tratou de ‘Aspectos psicológicos da perda e recuperação da voz. “O momento em que o paciente recebe o diagnóstico é muito difícil está associado a diversas emoções negativas. A possibilidade de cura gera, porém, novas possibilidades de qualidade de vida”, comentou.

A fonoaudióloga Daniela Serrano Marquezin, responsável pelo Setor de Fonoaudiologia da Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FCMSCSP, ao falar sobre ‘A reabilitação vocal do laringectomizado total’, ressaltou os diversos procedimentos para a recuperação da voz por pessoas que passam por uma cirurgia. “São maneiras da pessoa se reinserir na sociedade para as mais diversas atividades, como atender um telefone, fazer compras ou conversar com a família.”

Fonoaudióloga e gerente administrativa da Atos Medical Brasil, Camila Rodrigues Rosa tratou de ‘A prótese vocal: indicações, tipos, usos e trocas’. “Uma dieta, sem excesso de açúcar; a manutenção e higiene do aparelho, e o uso de antifúngicos são fatores muito importantes”, alertou.

Houve ainda depoimentos de laringectomizados com prótese vocal. O evento teve presença de médicos, residentes e integrantes das equipes do ISCMSP e da FCMSCSP.

Fotos do evento em: https://encurtador.com.br/erwJ0

A organização foi do Prof. Dr. Antonio José Gonçalves, Professor Titular da FCMSCSP. O evento foi no Auditório Zeferino Veloso da FCMSCSP, com acesso livre.